Curioso Mercado

Pesquisar
Close this search box.

Li Ka-Shing: o homem mais rico de Hong Kong

Entenda como Li Ka-Shing construiu uma fortuna de mais de US$ 34 bilhões.
Li Ka-Shing

Com uma fortuna de mais de US$ 34 bilhões, o megaempresário Li Ka-Shing é o homem mais rico de Hong Kong.

Mas você sabia que ele começou seu império com uma fábrica de flores de plástico em 1950?

De origem humilde, Li Ka-Shing nasceu em 1928 na província de Guangdong, no sul da China.

Em 1940, o Japão invadiu a China e, para fugir do conflito, Li Ka-Shing e sua família se mudaram para Hong Kong. Pouco tempo depois, seu pai morreu de tuberculose…

Para sustentar a família, Li Ka-Shing abandonou os estudos e começou a trabalhar. Em 1950, com 22 anos, abriu uma fábrica de flores de plástico com dinheiro emprestado, a Cheung Kong Industries. Quando completou 30 anos, Li Ka-Shing já estava rico…

Na década de 1960, Li Ka-Shing começou a diversificar os seus negócios.

Li Ka-Shing

Com o lucro da fábrica de plásticos, ele passou a investir em terrenos e propriedades. Rapidamente, Li-Ka Shing se tornou um dos maiores investidores em imóveis de Hong Kong.

Aos poucos, Li Ka-Shing foi se tornando cada vez menos um industrial e cada vez mais um empresário do setor imobiliário.

Em 1972, já com a forte valorização das propriedades adquiridas pela sua holding, ele decidiu abrir o capital da empresa na bolsa de Hong Kong.

Hutchison Whampoa

Hutchison Whampoa

Em 1979, a gigante trading company britânica, Hutchison Whampoa, que na época era controlada pelo banco HSBC estava com problemas financeiros e buscava um comprador. Li Ka-Shing não deixou a oportunidade passar e adquiriu o negócio.

A partir dessa aquisição, Li Ka-Shing expandiu o seu império para diversos setores. Hoje, através da sua holding, a CK Hutchison Holdings, ele controla 53 portos em 24 países, 3 empresas de telefonia na Europa, redes de supermercado e farmácias em Hong Kong, etc..

Além dos investimentos em imóveis, infraestrutura e varejo, Li Ka-Shing também investe em tecnologia através do seu fundo Horizon Ventures. Entre os investimentos realizados estão: Facebook, Spotify, Waze, Siri, Zoom e mais diversas outras startups…

Em 2018, aos 89 anos, o empresário anunciou a sua aposentadoria. O cargo de CEO e presidente do conselho de administração do conglomerado ficou para o seu filho, Victor Li, que é formado na Universidade de Stanford.

Mas e você, conhecia a história de Li Ka-Shing, o homem mais rico de Hong Kong?

As mais recentes

Cadastre-se na nossa Newsletter