Curioso Mercado

Pesquisar
Close this search box.

Conheça a Companhia Holandesa das Índias Orientais.

A primeira multinacional da história.
Companhia Holandesa das Índias Orientais

Considerada a primeira multinacional da história, a Companhia Holandesa das Índias Orientais foi fundada em 1602 e chegou a valer US$ 7,9 trilhões em valores de hoje, o equivalente a duas vezes o valor da Apple.

Conheça essa história.

Para competir contra o poderoso exército português no lucrativo mercado de especiarias do oriente no século XVII, o governo holandês decidiu criar uma megacorporação.

Nascia assim a Vereenigde Oost Indische Compagnie (VOC), ou Companhia Holandesa das Índias Orientais.

A VOC surgiu da união de seis companhias que já faziam expedições para a Ásia em busca de oportunidades de negócios.

Sendo assim, para garantir maior competitividade, o governo holandês concedeu à empresa o monopólio das rotas comerciais da região por 21 anos.

O primeiro IPO da história

Para financiar a empreitada e reduzir o risco da operação, uma inovação que mudaria para sempre o mundo dos negócios: a bolsa de valores.

Desse modo, o governo holandês dividiu a empresa em partes e convidou a população para ser sócia, tornando-se a 1ª empresa a abrir capital.

Sendo assim, com o dinheiro em caixa e o monopólio garantido, a VOC se tornou uma potência ao longo do século XVII.

No total, a empresa chegou a possuir mais de 150 navios, 50 mil funcionários, armazéns em pelo menos 15 países e até mesmo um exército particular de 10 mil soldados.

Para você ter ideia, o poder da empresa era tanto que ela podia até emitir sua própria moeda e negociar tratados em nome da Holanda.

No seu auge, chegou a valer cerca de 78 milhões de Florins, o equivalente a quase US$ 8 trilhões em valores de hoje.

Porém, com a queda da demanda por especiarias e o aumento da competição com o governo britânico e outras potências da época, em 31 de dezembro de 1799, quase 200 anos após sua fundação, a VOC foi dissolvida pelo governo holandês.

As mais recentes

Cadastre-se na nossa Newsletter