Nos anos 1960, Jim Delligatti possuía franquias do McDonald’s.
Vendo o sucesso de um sanduíche da rede concorrente Big Boy, criou um produto similar e apresentou ao McDonald’s.
Depois de muita insistência foi autorizado a vender seu sanduíche em uma loja.
Conheça essa história.
![](https://curiosomercado.com/wp-content/uploads/2024/06/BN-QZ868_DELLIG_FR_20161130112312.jpg)
Jim Delligatti, que abriu o primeiro McDonald’s no oeste da Pensilvânia em 1957, possuía cerca de uma dúzia de franquias na área de Pittsburgh, mas lutava para competir com as redes Big Boy e Burger King.
Ele propôs aos executivos da empresa que acrescentassem um hambúrguer duplo ao cardápio do McDonald’s, algo nos moldes do Big Boy, que poderia prejudicar as vendas do Whopper do Burger King.
Ele encontrou resistência. Os principais executivos temiam qualquer acréscimo ao cardápio limitado do McDonald’s.
Depois de muito insistir ele teve autorização para comercializar o produto em apenas uma loja sua. Então, foi lançado em 22 de abril de 1967, o Big Mac.
Rapidamente foi um sucesso. Delligatti recebeu luz verde para experimentá-lo em seus outros restaurantes, que registraram resultados semelhantes.
O Big Mac então foi incluído no menu nacional americano do McDonald’s em 1968, apenas 1 ano depois e o resto é história.
“Não foi como descobrir a lâmpada. A lâmpada já estava lá. Tudo o que eu fiz foi conectá-la na tomada”, afirmou Delligatti, segundo o livro “Behind the Arches”, de John F. Love, que conta a história da rede.