A foto acima foi tirada em 1914. Trata-se de um protótipo de carro elétrico criado por dois dos maiores gênios da história: Henry Ford e Thomas Edison.
Ford trabalhou na Edison Electric Co, onde apresentou seu projeto de produzir carros para Edison, que teria dito: “Jovem, é isso aí! Você conseguiu! Seu carro é independente e carrega sua própria usina de energia.”
Incentivado por Edison, em 1903 a Henry Ford fundou Ford Motor Co.
Anos depois, Edison ofereceu à Ford sua nova invenção, as baterias de Lítio, para que fossem utilizadas em carros.
Para isso, Henry Ford investiu US$1,5 milhão. No entanto, na época não havia tecnologia suficiente e o projeto foi descontinuado.
Mesmo assim a amizade continuou. Quando o laboratório de Edison pegou fogo, Ford enviou um cheque de US$750 mil para cobrir todos os custos.
ALém dos negócios, ambos acampavam, reuniam as famílias ocasionalmente, faziam viagens e até compraram casas de férias juntos.
Thomas Edison, na comemoração do 50º aniversário da criação da lâmpada, sua maior invenção, afirmou:
“Quanto a Henry Ford, as palavras são inadequadas para expressar meus sentimentos. Só posso dizer que, no sentido mais amplo do termo, ele é meu amigo.”
E a recíproca era verdadeira. Para Henry Ford, Thomas Edison era um herói. Nos dias finais de Edison, foi colocado um tubo de ensaio perto da sua cama.
Após sua morte, seu filho enviou para Ford “os últimos suspiros” do pai, como reconhecimento pela grande amizade.