A curiosa história do Post-it

Entenda como um dos produtos de maior sucesso da 3M foi criado por acaso.

Com mais de 50 bilhões de unidades vendidas por ano e presença em escritórios no mundo inteiro, o Post-it é um dos produtos de maior sucesso da 3M.

Mas você sabia que se não fosse o coral da igreja de um dos cientistas da empresa o produto não existiria?

Em 1968, um cientista da 3M chamado Dr. Spencer Silver estava tentando desenvolver um adesivo ultraforte para uso na indústria aeroespacial.

Porém, ele acabou criando um adesivo mais fraco, que grudava lentamente e era facilmente removido das superfícies.

Percebendo o potencial da sua invenção, Spencer apresentou a criação para diversos colegas da 3M, porém, ninguém se mostrou interessado.

Até que, em 1974, outro cientista da empresa, chamado Art Fry, o procurou para tentar resolver um problema…

Art Fry fazia parte do coral de sua igreja e, toda quarta-feira, enquanto ensaiava, usava pequenos pedaços de papel para marcar os hinos que cantariam no próximo culto. Acontece que, sempre que chegava no domingo, os papéis tinham caído…

Foi quando ele lembrou de um seminário que Spencer tinha apresentado sua invenção. Vendo que as notas adesivas funcionavam, logo eles começaram a desenvolver o produto. Depois de pronto, eles distribuiram para todos funcionários da 3M, que amaram a invenção…

Inicialmente, o produto se chamava Press ‘n Peel, porém, quando foi lançado em todos os Estados Unidos em 1980, ele passou a se chamar Post-it Notes.

Curiosidade: A icônica cor Amarelo Canário foi escolhida por acaso, por ser o único papel que tinha disponível no laboratório ao lado. Atualmente, o Post-it é vendido em 150 países e a marca possui mais de 1 mil produtos.

As mais recentes

Cadastre-se na nossa Newsletter