A família Guinle é uma das mais tradicionais do Rio de Janeiro.
Em valores atuais, a fortuna da família no seu auge chegou a US$ 24 bilhões. Eles enriqueceram com a concessão para modernizar o Porto de Santos em 1888.
Dessa forma, com toda essa fortuna, eles construiram algumas das propriedades mais emblemáticas do Rio de Janeiro.
Conheça algumas delas:
Palácio das Laranjeiras
O Palácio das Laranjeiras, atual residência oficial do governador do Rio de Janeiro, foi idealizado pelo casal Eduardo e Branca Guinle.
A família construiu o palácio entre 1909 e 1913 para servir como sua moradia. Em 1940, eles venderam a propriedade para o governo federal.
Copacabana Palace
Octávio Guinle fundou o Copacabana Palace em 1923, um ano após o planejado, atendendo a uma solicitação do presidente Epitácio Pessoa que desejava ter um grande hotel para hospedar os visitantes das festas do Centenário da Independência do Brasil.
Palácio de Brocoió
Outra propriedade construída por Octávio Guinle foi um palácio localizado em uma ilha na baía de Guanabara, o Palácio de Brocoió, inaugurado em 1932.
O local foi palco de festas homéricas oferecidas pelo seu dono. Em 1944, o palácio foi vendido para o governo estadual.
Granja Comary
Em 1944, Carlos Guinle comprou as terras da Fazenda Comary. A ideia era criar uma fazenda modelo com criação de galinhas importadas da França.
Em 1978, Carlos vendeu cerca de 150 mil m² da Granja Comary para a CBF, que a transformou em um centro de treinamento para a seleção brasileira.
Cobertura no bairro do Flamengo
A famosa cobertura dos Guinle no bairro do Flamengo foi construída sob encomenda da família nos anos 1930.
Jorginho Guinle foi um dos moradores da cobertura, que ficou famosa pelas suas festas.
A propriedade possui cerca de 4 mil m², elevador privativo, garagem para 12 carros, 4 andares, cinco suítes e sauna.
Estádio das Laranjeiras
Arnaldo Guinle foi presidente do Fluminense e responsável pelo primeiro grande estádio do Brasil: o Estádio das Laranjeiras – inaugurado em 1919 com uma partida entre Brasil e Chile.
Além disso, Arnaldo também foi um dos fundadores do Iate Clube do Rio de Janeiro.