Conheça a família Wallenberg

Com uma fortuna de 250 bilhões de euros, a família Wallenberg é considerada uma das mais ricas de toda a Europa. Conheça.
Família Wallenberg

Donos de um império avaliado em 250 bilhões de Euros, a discreta família Wallenberg, da Suécia, é considerada uma das famílias mais poderosas da Europa.

Conheça algumas das empresas controladas pela sua holding, a Investor AB.

Electrolux

Uma das empresas mais conhecidas do portfólio da Investor AB é a gigante sueca Electrolux, a segunda maior fabricante de eletrodomésticos do mundo.

A família Wallenberg, que é acionista desde 1956, possui 30,4% das ações com direito a voto.

Saab

Além da Electrolux, outra empresa controlada pelos Wallenberg é a fabricante de equipamentos de defesa Saab, que foi fundada em 1937 por Marcus Wallenberg, a pedido do parlamento sueco que decidiu que o país deveria fabricar aviões de combate.

Ericsson

A Investor AB também é a principal acionista da Ericsson, empresa sueca de infraestrutura de rede e telecomunicações.

O investimento foi realizado em 1932, quando os Wallenberg compraram uma participação minoritária na empresa. Eles assumiram o controle em 1950.

Husqvarna

Famosa por suas motosserras, a Husqvarna foi fundada na Suécia em 1689 e é considerada uma das empresas industriais mais antigas do mundo.

A Investor AB possui 33,4% do capital votante. O investimento foi realizado em 2006.

ABB

Com mais de 100 mil funcionários e uma receita líquida de US$ 29 bilhões, a ABB é uma fabricante de máquinas e equipamentos elétricos com sede na Suíça e está no portfólio da Investor AB desde 1925.

Os Wallenberg são donos de 14,1% do capital votante.

Nasdaq

Fora da Suécia, a Investor AB também possui uma participação de 11,9% na Nasdaq, a bolsa de valores americana que reúne as maiores empresas de tecnologia do mundo.

A farmacêutica britânica AstraZeneca também faz parte do portfólio da Investor AB.

EQT

Além dos investimentos realizados pela Investor AB, os Wallenberg também possuem um braço de private equity, o EQT, que recentemente liderou a rodada de investimentos de US$ 85 milhões na startup brasileira Gympass.

As mais recentes

Cadastre-se na nossa Newsletter