Você sabia que a Tetra Pak tem esse nome porque o formato da sua primeira embalagem era um tetraedro? Conheça a história da empresa sueca que revolucionou o setor de embalagens no mundo e hoje fatura mais de 12 bilhões de euros por ano.
A história da Tetra Pak começa em 1951 na cidade de Lund, na Suécia, a partir da necessidade do empresário Ruben Rausing de resolver um problema.
Ele queria encontrar uma forma mais eficiente de armazenar e transportar o leite, que até então era consumido em garrafas de vidro.
Rausing percebeu que o processo era ineficiente e caro, pois as garrafas precisavam ser limpas, esterilizadas, preenchidas e rotuladas manualmente, antes de serem distribuídas aos consumidores.
Além disso, o produto tinha validade de poucos dias.
A inovação da Tetra Pak

Foi quando Erik Wallenberg, um engenheiro que trabalhava para Rausing, apresentou a ele uma ideia para resolver o problema: uma embalagem cartonada em forma de tetraedro.
O empresário gostou da ideia e decidiu investir no projeto e a registrar a patente.
Ele introduziu uma técnica de selagem a quente que permitia que as embalagens fossem esterilizadas antes de serem preenchidas, o que tornava o processo mais higiênico e seguro, além de permitir que as embalagens fossem armazenadas por mais tempo sem refrigeração.
Além do produto, a Tetra Pak começou a desenvolver as máquinas para produzir as embalagens cartonadas em larga escala.
Esse modelo é utilizado até hoje pela companhia, que não vende apenas as embalagens e sim todo o sistema de envase.
Marketing
Logo após a Copa do Mundo de 1958, que aconteceu na Suécia, a Tetra Pak contratou o Pelé, a jovem estrela da Seleção Brasileira, para divulgar o seu produto.
Curiosidade: essa foi a primeira campanha publicitária da carreira de Pelé. Ele recebeu US$ 1 mil dólares.
Mas o produto que mudaria mesmo a história da Tetra Pak foi lançado em 1963, o Tetra Brik. Com um formato retangular, a nova embalagem da Tetra Pak tornou o processo de transporte e armazenagem ainda mais eficiente.

Desde então, a companhia dominou o mercado global.
Em 2022, a Tetra Pak teve uma receita líquida de 12,5 bilhões de euros e vendeu mais de 192 bilhões de embalagens.
No total, a companhia emprega mais de 23 mil funcionários e possui 52 fábricas. Além disso, a família Rausing é uma das mais ricas do mundo.